Lugares incríveis no RN que poucos sabem e suas curiosidades

Por: Gunther Guedes

1) Patu é considerada como um dos melhores lugares para praticar asa delta

Patu é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Oeste Potiguar, localizado a 323 km de distancia de Natal, e 374 km de Fortaleza-CE. A cidade atualmente é considerada como um dos melhores lugares do mundo para a prática do vôo livre de asa delta, em particular o vôo de parapente (Paraglider). Dentre os recordes atuais, em Patu foram conquistados os de distância solo declarada por Ceceú e o duplo declarado e duplo livre por André Fleury e Claudinha.

vôoduplo

2) São Miguel do Gostoso: pôr-do-sol e esportes aquáticos

O município de São Miguel do Gostoso está localizado exatamente a 110 km de Natal (Norte), na ponta oeste do continente sul-americano, “na curva do continente”. Por ter essa localização privilegiada, o local possui ventos ideais para a prática de kitesurf e wind surf, sediando, inclusive, campeonatos internacionais destas modalidades. Outro destaque do município fica com o pôr-do-sol na praia de Tourinhos, considerado por revistas nacionais e internacionais como um dos mais belos do Brasil.

sao miguel

3) Baía dos Golfinhos ou Praia do Madeiro:

Considerada como uma das mais belas do Brasil (Por exemplo pelo jornal britânico The Guardian). No local, você terá a oportunidade de nadar ou praticar stand up paddle ou andar de caiaque na companhia de golfinhos. Um paraíso.

Ju viajante

4) Santa Rita de Cássia, Santa Cruz

Saindo do litoral, vamos ao município de Santa Cruz, localizada a 110 km de Natal. A cidade pólo da região do Trairi abriga a maior estátua católica do mundo. A devoção da população por Santa Rita de Cássia (conhecida pelas causas impossíveis) fizeram os gestores construírem o monumento em homenagem ao povo. Hoje, ela é um pólo de turismo religioso no Nordeste.

Santa Rita

5) Castelo de Bivar

Se você é encantado por filmes e histórias de castelos, saiba que no nosso estado temos dois. O primeiro é o Castelo Di Bivar está localizado no município de Carnaúba dos Dantas distante 219 km de Natal (RN) no alto de uma colina às margens da rodovia RN-288. O nome do Castelo é uma homenagem ao filme El Cid, imortalizado pelo ator Charlton Heston. Depois de assistir o filme o seu proprietário José Ronilson Dantas se sentiu atraído pelo estilo medieval, o que resultou na construção do Castelo. Conhecido em toda a região, tornou-se uma das principais atrações turísticas do Seridó potiguar.

bivar

6) Castelo de Zé dos Montes

A cidade de Sítio Novo está localizada na Região do Trairi do Rio Grande do Norte, distante 104 km, uma das atrações que mais atrai a curiosidade dos visitantes é o Castelo de Zé Monte, localizado no alto da Serra dos Tapuias e o Sítio Arqueológico dos Olhos d’Água.  Zé conta que Nossa Senhora orientou a erguê-lo por meio de um sonho. Cheio de labirintos, um guia nos conduz pelo interior do lugar até o topo. Zé construiu pequenos altares com santos. O ambiente é escuro, úmido em alguns pontos. De lá do alto a vista é surpreendente. Muito verde e picos se erguem ao redor da obra de inspiração na arquitetura mourisca.

zé

7) O Lajedo Soledade

O Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a cerca de 335 km de Natal (cerca de 4 horas e 30 minutos de carro ) e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado. Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.

Lajedo soledade 28) Lagoa da Coca Cola

O verdadeiro nome dessa lagoa é “Lagoa de Araraquara”, mas foi apelidada de ‘Lagoa da Coca-Cola’, em razão de suas águas escuras. Essa cor é devida à composição química do solo rico em iodo e ferro e à pigmentação das raízes das árvores ao seu redor. Os habitantes da região crêem que suas águas possuem virtudes curativas e rejuvenecedoras. A lagoa está localizada no interior da reserva da “Mata Estrela”. A natureza e a fauna do parque sãp de grande beleza e diversidade (Ver Parque da Mata Estrela). Pode-se chegar à lagoa pelos clássicos passeios de bugue ou pelos seus próprios meios em ‘mountain byke’, a cavalo ou a pé; a fim de admirar a fauna e a flora dos arredores da lagoa.

Lagoa da Coca cola

Deixe um comentário