Gastronomia: Natal/RN possui pratos para todos os gostos

Natal oferece aos turistas, uma variedade de pratos típicos e sua culinária diversificada, é líder na produção de camarão, que faz parte de muitos pratos da culinária local.

Muitos dos pratos típicos de Natal são baseados em peixes e frutos do mar (camarão, lagosta, etc); levam temperos e ingredientes diferentes (por exemplo, leite de coco, azeite de dendê) e vêm acompanhados por feijão verde, macaxeira, etc.

Image

Alguns outros pratos são tipicamente nordestinos, sem similares nas culinárias do sul.

Carne de Sol

Em séculos anteriores, antes da invenção de geladeiras, o povo do Nordeste desenvolveu uma técnica de salgar a carne, para facilitar sua conservação, dando origem ao que hoje se denomina carne de sol. Todas as partes da vaca podem ser salgadas; nos melhores restaurantes, são servidas as partes nobres, que por isso são muito macias. A carne de sol em geral vem em porções generosas (para três ou quatro pessoas), acompanhada em geral por arroz, feijão verde, macaxeira e farofa ou paçoca. É provavelmente o prato mais servido nos restaurantes de comida típica de Natal.

Image

Paçoca

Paçoca, em Natal, não é o doce de amendoim que se conhece no sul. Paçoca é, basicamente, uma farofa composta de pedaços de carne de sol desfiada e farinha de mandioca (mais temperos, como cebola, alho, etc).

Tapioca

Tapioca é feita à base de goma de farinha de mandioca, prensada e levemente aquecida em chapa. Os habitantes locais (principalmente os de camadas sociais mais humildes) consumiam a tapioca pura, mas os turistas costumam encontrá-las com diversos tipos de recheios, doces e salgados: coco ralado, queijo coalho, carne de sol, frango, etc. Tapioca é encontrada em muitas padarias e lanchonetes, geralmente consumida como lanche.

Baião de dois

É preparado cozinhando-se, na mesma panela, primeiro o feijão e em seguida o arroz. É claro que muitas outras misturas podem ser adicionadas durante o cozimento, como carne de sol, queijo coalho, etc.

Image

A galinha cabidela ou galinha ao molho pardo

A galinha cabidela ou ao molho pardo é o mesmo prato. Um dos mais tradicionais da cozinha brasileira. É feito com é feito com galinha caipira cortada em pedaços e guisada num molho feito com o sangue fresco da própria ave. O molho fica amarronzado e é por isso que se chama de molho pardo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s