NATAL RECEBE, NESTA SEXTA-FEIRA, NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL QUE ESTÃO NA OPERAÇÃO TROPICALEX- 2013

  A Marinha do Brasil está realizando, no período de 2 a 27 de maio, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN, a Operação TROPICALEX-2013, com visitas aos portos de Natal-RN, Cabedelo-PB e Salvador-BA. A Fragata “Liberal” e a Corveta “Barroso”, participantes da Operação,  atracam em Natal nesta sexta-feira (10), às 9 horas, e estarão abertos à visitação pública neste sábado e domingo, entre 14h e 17h, no Porto de Natal.

 Nessa Operação estão sendo executados exercícios no mar tais como: transferência de óleo no mar, proteção de navio-plataforma nas águas jurisdicionais brasileiras, exercício de tiro sobre alvo e, adicionalmente, serão conduzidas, ainda, atividades de patrulha naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Campos. Os exercícios visam à manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra e a vigilância da Amazônia Azul (mar). 

  O Comando do Grupo Tarefa da Operação TROPICALEX-2013 está sendo exercido pelo Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Flávio Soares Ferreira, a bordo da Fragata “Liberal”, de onde estão sendo coordenados e conduzidos os exercícios para os meios navais e aeronavais participantes. Também participam do exercício o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos e o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Paulo Cesar Mendes Biasoli, embarcado na Corveta “Barroso”. 

  Na Operação estão envolvidos os seguintes meios: Fragata “Liberal”; Navio-Tanque “Marajó”; Corveta “Barroso”; Aeronave AH-11A – Super Lynx (Helicóptero de Esclarecimento e Ataque); e 1 Aeronave UH-13 – (Helicóptero Esquilo de Emprego Geral), com o apoio do Navio-Patrulha “Gurupi” , do Comando do 1º Distrito Naval; do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, do Comando do 1º Distrito Naval; do Navio-Patrulha “Guaratuba”, do Comando do 2º Distrito Naval; do Navio-Patrulha “Guaíba”, do Comando do 3º Distrito Naval; Submarinos “Timbira”  e “Tikuna”, do Comando da Força de Submarinos; Aeronaves AF-1 – Skyhawk, do Comando da Força Aeronaval; e Aeronaves P-3 AM, P-95 e A-1, da Força Aérea Brasileira.

  Dando continuidade à operação, o GT seguirá para Salvador-BA, com previsão de  atracação no porto de Salvador-BA para o dia 17 de maio. No dia 19 de maio o GT suspenderá com destino ao Rio de Janeiro, onde, ao encerramento da operação, os navios atracarão no dia 27 de maio.

Image

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s