Pesquisadora apresenta levantamento do Rei do Baião e os músicos do RN

Via: Solto na Cidade

A pesquisadora Leide Câmara lança nesta terça-feira, 21 de maio, às 19h, na Pinacoteca do Estado, o livro “Luiz Gonzaga e a Música Potiguar”. A obra traz um minucioso levantamento das relações entre o Rei do Baião e os músicos do RN. 

De acordo com a pesquisadora, as músicas de Gonzagão foram gravadas por 54 cantores ou grupos potiguares. Em contrapartida, o pernambucano gravou, desde 1945, seis compositores locais — Severino Ramos, Henrique Brito, Frei Marcelino, Janduhy Finizola, Chico Elion e Celso da Silveira. 

Ainda segundo o livro, o compositor seridoense Severino Ramos foi o principal parceiro musical potiguar de Luiz Gonzaga. Os dois assinaram juntos 12 composições, entre as quais uma das mais conhecidas músicas do repertório final de Gonzaga, “Ovo de codorna”. Embora tenha enfrentado problemas com a censura durante a ditadura militar, a música foi gravada pelo Rei do Baião três vezes, em 1971, 1978 e 1979.

Leide Câmara documenta as andanças do velho Lua por todo o Rio Grande do Norte, ao longo de várias décadas. A obra registra homenagens fora da música — seminários, publicações em livro e folheto de cordel, eventos oficiais — e uma vasta iconografia que ilustra a presença de Gonzaga na cena artística potiguar. 

“Luiz Gonzaga e a Música Potiguar” é o título de número 36 da coleção Cultura Potiguar, editada pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto, através da Gráfica Manimbu.

A autora Leide Câmara tem se destacado por suas pesquisas e publicações sobre a música potiguar. São dela o “Dicionário de Música do Rio Grande do Norte”, com cerca de 600 verbetes que cobrem mais de um século de história, e o livro “A Bossa Nova de Hianto de Almeida”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s