A onda em Nova York é o cabelo despenteado estilo praia

NOVA YORK – O visual elegante ainda prevalece nos recintos endinheirados de Manhattan, mas para um certo segmento da população, a onda agora é o cabelo despenteado estilo praia. Mesmo se não houver nenhuma praia por perto ou se estiver nevando lá fora.

Entre os entusiastas do novo estilo está Brett Heyman, de 33 anos, fundadora da linha de acessórios de luxo Edie Parker, nome da sua filha. A marca Edie veio ao mundo há três anos, após o nascimento da filha de Brett. Na época, com a vida atribulada após o parto, Brett conheceu o cabelereiro Chris Lospalluto, que desde então tem dado a ela um penteado descontraído e fácil de manter que ela procurava.

“Tenho o cabelo bagunçado e precisava de uma boa apresentação sem perder muito tempo”, disse Heyman. Desde então, ela recomendou o cabelereiro Lospalluto para muitos amigos, incluindo Eleanor Ylvisaker, criador da linha de roupas Earnest Sewn, e Rebeca McCabe, que trabalha em relações públicas da Chanel.

 

Lospalluto disse que se tornou ‘o cara’ dos que gostam do cabelo moda praia por acidente, mas depois achou que o estilo natural é o que as pessoas estão procurando hoje. Ele cobra a partir de US$ 85 (R$ 170) para um corte e penteado que oferece diferentes tratamentos de calor e ondulação. 

  A onda do cabelo estilo praia ganhou adeptos pela facilidade de manutenção e pelo poder de permanência. O penteado dura bem mais que outros tratamentos para os cabelos. Oribe, o guru cabelo em Miami Beach, diz que o estilo descontraído está de volta depois de mais de uma década. “O estilo nasceu com a Gisele”, diz ele, referindo-se à supermodelo brasileira Gisele Bündchen. “Mas ela tem o cabelo naturalmente assim”, conta.

Se você não tiver genética de Gisele, há uma infinidade de sprays, mousses e cremes para despentear e dar um ar praiano ao penteado. Um dos mais conhecidos é o ‘Bumble and bumble Surf spray’, uma solução salgada lançada em 2001 que virou o principal produto da marca.

A linha está em expansão, com a adição de um xampu condicionador que chega às prateleiras este mês. Para ondas estilo praia mais eficazes, Jordan M., estilista da marca ‘Bumble and bumble’, diz que as mulheres devem prestar a atenção à textura e resistir à tentação de aplicação de produtos em excesso.

“Eu vejo muitas meninas que tentam fazer o cabelo de praia, mas acaba parecendo uma boneca Barbie”, disse ele. Uma referência, diz ele, é a atriz Brigitte Bardot brincando no sul da França nos anos 1960. “O cabelo deve ter uma textura seca, mas com ondas cheias”. Jordan M. usa o spray Surf e spray de espessamento e um aparelho para criar volume e rugosidade.

O sucesso do Surf Spray levou ao lançamento de vários produtos similares de outras marcas como o Organix Moroccan Surf Paste, L’Oreal EverStyle Texture Series Praia Spray, e Sachajuan Ocean Mist.

Mas, talvez, despesas com produtos como estes não sejam necessárias. Ward Stegerhoek, um dos fundadores da linha Living Proof para tratamento de cabelos, disse ele encheu um frasco de spray água do mar.

“Funcionou como uma forma de shampoo seco”, disse ele. “O sal cristaliza e dá textura e volume e é mais suave do que os produtos lá fora comprados na farmácia”.

Lospalluto recomenda misturar água com sal kosher, na proporção de uma a duas colheres de chá de sal por litro de água morna. “Fica mais barato e dá muito glamour” disse ele.

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