Orla de Natal ganha novo visual até maio de 2014

A orla de Natal, que compreende as praias de Ponta Negra, Areia Preta, do Meio e Forte, passará por ampla reforma com mudança total de visual. O Projeto foi apresentado nesta segunda-feira, 27, ao prefeito Carlos Eduardo e aos empresários do Trade Turístico da Cidade pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). As obras integram as ações preparatórias para a Copa do Mundo e tem prazo de conclusão determinado para maio de 2014.  Os recursos, no valor de R$ 13,8 milhões, são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e liberados através do Ministério do Turismo.

 

 

Conheça o projeto

 

 

 

De autoria das arquitetas Teresa Cristina Pires, diretora do Departamento de Planejamento e Jussara Albuquerque, Chefe do Setor de Projetos da Semopi, a reestruturação urbana da orla de Natal compreende duas ações: adequação e acessibilidade das praias de Areia Preta, Meio e do Forte; e adequação e acessibilidade da Praia de Ponta Negra. A previsão é de que as obras sejam licitadas em junho e iniciadas em agosto, período que coincide com a conclusão das obras de enrocamento da Praia de Ponta Negra.

 

O projeto beneficiará cerca de 7 km de orla e terá como principal diretriz a urbanização, serviços de eliminação de barreiras arquitetônicas, ordenamento do uso do solo, requalificação da orla urbana e consolidação do corredor turístico.

 Image

No geral, serão feitas as seguintes intervenções: adequações do passeio público com substituição do revestimento do piso; implantação de novos mobiliários urbanos; ciclovias entre as praias do Meio e Forte; adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais agradáveis e amplas; implantação de banheiros acessíveis; criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques; rampas e escadarias para acesso a faixa de areia; sinalização adequada; área de estacionamentos; substituição de iluminação pública; iluminação decorativa; paisagismo; áreas de recreação infantil; e academia da Terceira Idade.

 Image

Na ocasião, o prefeito Carlos Eduardo disse que o projeto seguirá para a licitação e que as obras deverão ser iniciadas nos primeiros dias de julho. “O desafio é concluir as obras até maio de 2014 porque a gente não vai perder essa oportunidade da Copa do Mundo. Natal vai estar na vitrine da mídia mundial. Sabemos que em dias de jogos a cidade contará com a presença de 1.800 jornalistas de todos os lugares do mundo. Isso sem contar que Natal, depois da copa, vai ter um legado que todos nós merecemos.”

 

O prefeito aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos auxiliares diretos envolvidos com o projeto e dos empresários do trade turístico para deixar a cidade organizada dentro do prazo da realização da copa. E com essa preocupação, sugeriu que a partir a de janeiro fossem realizadas reuniões quinzenais contando, inclusive, com representantes dos governos federal e estadual. “Faremos uma espécie de foro para que a gente possa acompanhar e dar idéias as obras. A gente tem que somar porque ganha a cidade e todos nós saímos ganhando também”. A primeira reunião já ficou definida para o dia 14 de janeiro de 2014.

 Image

“Por obrigatoriedade temos que entregar essa obra até maio de 2014 porque é recurso da União destinado à acessibilidade”, acrescentou o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Raniere Barbosa. De acordo com ele, o projeto dará uma nova orla para Natal com paisagismo, acessibilidade e urbanização para Ponta Negra, Areia Preta, Meio e Forte. “É uma urbanização completa e que contempla equipamentos nunca existentes, como, por exemplo, academias, banheiros públicos, iluminação em led, ciclovias, quiosques de marca e eco bola, que são banheiros com 150 metros quadrados dispondo de climatização e wi-fi”.

 

Na opinião do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, nesse momento em que a cidade entra na vitrine da copa do mundo, não poderia ficar sem obras de melhoria na sua infra-estrutura. “A administração de Carlos Eduardo foi muito feliz em dar prioridade a Ponta Negra, nosso principal corredor turístico. Essa obra de urbanização em toda a orla recupera nossa imagem desgastada pela inércia da administração passada”.

 

A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e contou também com as presenças do presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Marcelo Queiroz, da Associação das Empresas de Mergulho Autônomo e Turismo Náutico (Amanáutica), Marcelo Zsigmond, Associação Brasileira dos Jornalistas Especialistas em Turismo (Abrajet), Liszt Madruga, Gerente da Lua Cheia Hostel e Taverna Pub, Renato de Lucca. Também prestigiaram o evento os secretários Ana Xavier, da Ouvidoria Geral do Município e Marcelo Toscano, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s