Projeto Natal em Natal é apresentado a representes do comércio e turismo

O prefeito Carlos Eduardo reuniu nesta segunda-feira (09), representantes do comércio e do turismo da capital potiguar para uma pré-apresentação do Projeto Natal em Natal que será realizado na cidade durante os meses de novembro e dezembro. A explanação foi feita pelo presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte),Dácio Galvão, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, e contou com a presença de vários secretários municipais.

A programação ainda não está totalmente definida, mas já tem como certa a realização da Feira de Arte e Cultura (Praça da Árvore, em Mirassol), XIX Encontro Nacional de Coros em Natal – Enconat (Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), Meia Maratona de Natal (Via Costeira), Volta ciclística de Natal (Ginásio Nélio Dias/Via Costeira), Ativações culturais (Espaço Cultural Rui Pereira, na Cidade Alta), Dança (Teatro Alberto Maranhão), Festival Literário (Praça Augusto Severo, na Ribeira), Circuito Gastronômico (Praça das Flores, Mercado do Peixe, nas Rocas e Mercado de Petrópolis), Festa da Padroeira de Natal Nossa Senhora da Apresentação, (Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta), Festival Cine Natal (Praia Shopping, Funcarte, IFRN e bairros da cidade), XV Salão de Artes Visuais do Natal (Galeria da Funcarte), Natal em Cena (Árvore de Mirassol e Ginásio Nélio Dias), Concurso de Decoração Natalina e Reveillon 2013 (Redinha, Praia do Meio, Ponta Negra e Centro Histórico).

 Com relação à iluminação da cidade, o prefeito Carlos Eduardo disse que apesar das dificuldades da prefeitura, os custos vão ficar entre 4 e 5 milhões de reais. “É bom que se diga que os recursos da taxa que nós pagamos todo ano tem um saldo grande porque a gente paga a conta de luz e faz uma economia para que seja aplicado na decoração natalina”. O prefeito também anunciou que em 2014 o Natal em Natal será realizado dentro da Arena das Dunas. “Realizaremos um grande evento no estádio e na zona norte para descentralizar e fazer o Natal que todo mundo merece. Eu tenho certeza que nesses quatro anos esse evento vai crescer. Aqui a gente começou e a cada ano crescia, e vai ser assim”.

 

Carlos Eduardo convocou a todos para participar de um fórum a ser realizado nos primeiros 15 dias de janeiro de 2014 com vistas a Copa do Mundo de futebol. Ele informou que  além das secretarias municipais serão chamados os representantes da Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Cosern, Caern e Secretaria Estadual de Segurança. Para o prefeito, a copa vai ser o grande momento de Natal que nunca teve essa oportunidade de se apresentar para o mundo e de graça. Sugeriu que as reuniões sejam realizadas quinzenalmente para que a cidade fique organizada até maio, um mês antes do início do maior evento esportivo do planeta. “A gente não pode deixar que a cidade seja pega de surpresa, sem planejamento e sem estratégia”.

 

Dácio Galvão disse o objetivo da pré-apresentação do Projeto Natal em Natal foi o de convidar todos os presentes para se tornarem parceiros nessa iniciativa. “Para que se pactuasse um envolvimento de todos de tal forma que não haveria ações desarticuladas e sim unificadas em torno do projeto. De acordo com ele, a proposta é a unificação do calendário nas diversas áreas de cultura, comércio, esporte e lazer, cujas ações terão sincronia para evitar a redundância. Citou como exemplos, o Natal Iluminado da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) que será acoplado ao Concurso de Decoração de Natal a ser articulado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde). Ele também informou que as ações do SESI, na área de cultura, serão alinhadas com as da Funcarte. “Enfim, haverá um alinhamento de todas essas ações com o compromisso de se lançar um pacote publicitário com todas as projeções unificadas”.

 

Estiveram presentes neste encontro os representantes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Juventurde, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014 (Sejel/Secopa), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Social (Semdes), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Educação e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). Por sua vez, do comércio e turismo, os representantes do CDL, Sebrae/RN, Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Indústrias (Fiern) e Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s