Circuito Gastronômico de Natal começa nesta quinta-feira com participação de chefs renomados

 

 

gastronomiaDestaque

Já pensou em aprender a cozinhar com grandes nomes da culinária nacional? Ou ainda experimentar seus quitutes por apenas R$ 5 ou R$ 10? Sem falar estrear seu próprio “Super Chef” ao vivo e para centenas de pessoas? Todas estas possibilidades estão presentes no I Circuito Gastronômico de Natal, que acontece entre os dias 14 e 17 de novembro em nossa cidade. O evento, promovido pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes, integra o calendário do Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN e abrange vários bairros de Natal, em atividades de qualificação profissional, entretenimento e valorização da gastronomia potiguar.

Veja programação completa

Dividida em pólos de atividades, a programação será gratuita e incluirá palestras para o público, oficinas interativas, cozinha ao vivo, degustações, quiosques de especialidades e concursos.

O circuito também integra festivais parceiros como o 10º Festival Pratodomundo, no Beco da Lama e Adjacências, que terá início dia 16; e o Circuito Festa do Camarão, realizado pela Abrasel nos restaurantes da cidade, até dia 31 de dezembro.

O Circuito contará com o apoio da Sectur-Secretaria Municipal de Turismo, Semsur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e terá parcerias de SEBRAE/RN, SENAC/SESC, Abrasel-RN, Flor de Sal-Cinsal, TecNox, Lojão das Carnes, Consulado de Portugal (Uccla) Canessa & Montanares, Supermercado Nordestão e SAMBA. A produção do Circuito é da Lógica Eventos Culturais e Funcarte; e os festivais parceiros terão realização da Sociedade dos amigos do Beco da Lama e Abrasel.

Programação

O início das atividades será na Praça das Flores (Petrópolis), com a cozinha ao vivo e o pavilhão de quiosques para degustações e o concurso “Duelo dos Curiosos”.

Mais atividades no Morro de Mãe Luíza, com oficinas para a comunidade e o concurso de culinária caseira “Prato de Mãe”. Também está programada uma oficina no Mercado do Peixe sobre manipulação do pescado, cortes e produtos com potencialidades gastronômicas. E visita com oficina na Feira do Alecrim. No Beco da Lama, a programação terá oficinas no sábado, a partir do dia 16.

A “Cozinha Show” e os quiosques de degustação serão montados na Praça das Flores. Todos as tardes haverá o duelo de curiosos, um concurso com pessoas da cidade que adoram cozinhar. À noite, haverá oficinas com chefs profissionais do RN e de outros estados e de Portugal. A tenda tem capacidade para mais de 200 pessoas. O pavilhão vai estar equipado com mesas e cadeiras para degustações na Praça.

Os temas das oficinas giram em torno da cozinha autoral brasileira, ingredientes frescos, da preservação dos sabores e saberes, a valorização dos ingredientes nativos, além de histórias e origens das culinárias nordestinas (sertão e litoral), brasileira e suas conexões com Portugal.

Entre os nomes confirmados está a renomada chef e pesquisadora paulista Ana Luíza Trajano (Brasil à Gosto), um dos mais importantes nomes da cozinha autoral genuinamente brasileira. Ela participa de oficina e também vai autografar seu novo livro “Cardápios do Brasil” (editora Senac), fruto de uma pesquisa que durou mais de sete anos e várias expedições pelo Brasil.

Também farão oficinas o chef português Paulo Matos (Aquapura Douro Valley) e a enóloga e produtora portuguesa Jacira Matos. No encontro das culinárias nordestina e portuguesa, a pesquisadora e chef Adriana Lucena fará palestra sobre as heranças da culinária potiguar.

De Pernambuco virá o chef Douglas Van Der Ley (“É!”). De Minas Gerais, o chef Marco Tullio Abras. De Natal, estão confirmadas as oficinas de Tadeu Lubambo, François Schimtt, Cacau Wanderley, Sanylle Faraj, a sommelier Adriana Dall Onder, Totoia, bartender Gueto, entre outros.

O evento conta com a coordenação de Walde Faraj e o cerimonial da cozinha será conduzido pelo Chef Arthur Coelho (noite) e Gabriel Camilo (tarde).

O Circuito Gastronômico de Natal vai envolver profissionais que atuam em vários segmentos da cadeia produtiva da gastronomia potiguar, além de incorporar a ações de entidades que já promovem o fomento e melhoria do setor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s