Natal ganhará Festival Internacional de Artes Cênicas

Via: Portal no Ar.

O natalense tem muito a fazer neste feriadão. Além do Festival Gastronômico de Natal, que começa nesta quinta-feira (14) indo até o domingo (17), este final de semana, entre sexta e domingo, ficará marcado como a edição zero do F.I.C.A. Natal (Festival Internacional Cena Aberta Natal). Projeto da Casa da Ribeira Natal e São Paulo que fará, no segundo semestre de 2014, um grande festival de teatro e outras artes com foco na ocupação e intervenção urbana. O marco zero acontecerá este fim de semana apenas, na Casa da Ribeira, graças ao apoio com o SESC-RN e a parceria com o Itaú Cultural-SP. Na abertura, na sexta-feira, às 20h, a Casa recebe a pré-estreia da peça “Desaparecidos”, do Grupo Estandarte de Teatro(RN), que fala sobre as crianças desaparecidas há 16 anos no bairro planalto em Natal.

Elogiada peça Jacy, do Grupo Carmin, será uma das atrações
Elogiada peça Jacy, do Grupo Carmin, será uma das atrações

No sábado, 20h, será a vez da coreógrafa e intérprete paulistana Zélia Monteiro apresentar “Danças Passageiras” – uma obra inusitada que lida com a improvisação através de uma técnica apurada. No domingo, também as 20h, sobe ao palco da casa o Grupo Carmin (RN) com a peça “Jacy”, resultado de uma pesquisa de 3 anos acerca de informações reais encontradas em uma maleta de uma senhora de 90 anos, abandonada no lixo.

“A ideia de um marco zero surge como um primeiro momento de diálogo com a cidade. Claro que o festival será muito maior e mais diverso em termos de linguagem, mas estas 3 obras lançam o nosso desejo de promover um Festival de artes integradas com foco nas artes cênicas e na intervenção urbana.”, disse Henrique Fontes, diretor artístico da Casa da Ribeira.

Para 2014 o Festival acontecerá em espaços abertos e fechados, priorizando a rua e suas interfaces. Similar às ações já realizadas pela Casa da Ribeira como o Circuito Cultural Ribeira, Virada Cultural Natal e ArtePraia, o F.I.C.A. Natal ocupará as ruas com intervenções de grupos que tem feito obras de poética impactante, como é o caso do grupo Teatro do Concreto (DF) http://teatrodoconcreto.com.br/ – que já tem presença confirmada. Também já foi confirmada uma mostra especial com o repertoria da Companhia Brasileira de Teatro e há uma negociação com o diretor Enríque Diaz.

“O F.I.C.A. Natal apostará nesta arte em contato direto com o público nas ruas que, podemos perceber, tem sido uma experiência transformadora para as pessoas. Além disso, teremos 9 obras convidadas para espaços abertos e fechados; um festival de cenas curtas e 9 obras selecionadas via edital público.” Disse Gustavo Wanderley, diretor de planejamento e estratégia da Casa da Ribeira.

O edital será lançado no primeiro semestre de 2014 para seleção de projetos em duas categorias: Cenas Curtas e Peças mais longas. Grupos e artistas de todo o Brasil serão selecionados. Tudo será feito através do site http://www.casadaribeira.com.br

Para a mostra internacional, que no primeiro ano deverá trazer artistas da américa latina, um curador foi especialmente convidado, trata-se do diretor Rafael Bicudo que pesquisa as tensões entre o teatro e a cidade. Atualmente, Rafael integra a equipe de

direção do Teatro da Vertigem; é o responsável pela direção de cena do espetáculo A Dama do Mar, com direção de Robert Wilson. Ele é fundador e diretor geral da Cia. da Escuta e participou em 2011 da “Quadrienal de Praga – Espaço e Design Cênico” como pesquisador e elaborador de textos do Catálogo Oficial Brasileiro.

Confira a programação:

F.I.C.A. Natal – Edição zero

Dia 15/11 – 20h, “Desaparecidos – uma pré-estreia” – Grupo Estandarte de Teatro. Ingresso: Pague o quanto achar que vale.

Dia 16/11 – 20h, “Danças Passageiras” – Zelia Monteiro. Ingresso: Gratuito (retirado uma hora antes na bilheteria)

Dia 17/11 – 20h, “Jacy” – Grupo Teatro Carmin. Ingresso: R$20,00 e R$10,00.

Apoio Cultural: SESC-RN

Parceria: Itaú Cultural – SP

Informações: http://www.facebook.com/casadaribeiracultura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s