11 Curiosidades de Natal (RN) que poucos sabem

A história de Natal/RN é rica e poucos sabem disso. Foi pioneira em diversas coisas, agora nós do Viver Natal mostramos apenas algumas coisas que nossa cidade passou na frente do Brasil.

 

1) Natalenses foram os primeiros do Brasil a mastigar chicletes. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando Natal se transformou em base americana, o produto passou a ser comercializado com o intuito de aliviar o estresse dos civis e dos soldados dos EUA. Foi no período pós-guerra que as vendas do chiclete dispararam.

Bubble Gum

2) Natal conta-se (pode ser só uma lenda) foi ponto de parada do escritor francês Saint-Exupéry. O aviador na Segunda Guerra, que citou o pôr-do-sol da cidade no livro “Atlântico Sul” e o Baobá, árvore africana que tem três exemplares no Rio Grande do Norte, na sua mais famosa obra, “O Pequeno Príncipe”. O autor teria ficado impressionado com o fato de que eram necessários 15 homens para abraçar o tronco da árvore.

Pequeno principe

3) Natal foi o primeiro lugar no Brasil a usar óculos Ray-Ban. O modelo “Aviador” da Ray-Ban tornou-se um estilo bem conhecido de óculos de sol. Um dos momentos mais marcantes deste produto durante a Segunda Guerra Mundial. Soldados desciam e chamavam a atenção da população local. Os americanos passaram a dar de presente e também a vender seus modelos. uniforme e trazendo na cara os seus inconfundíveis Ray-Ban.

Rayban

4) A população de Natal foi a primeira a consumir Coca-Cola na América do Sul. Em 1942, com a chegada das tropas aliadas trouxe de carona a quarta fábrica da Coca-Cola no mundo.

Primeira coca-cola

5) O aeroporto e o porto mais próximos da Europa e da África. Você chega da Europa mais rápido em Natal, tempo de economia estimado se for por avião 45 minutos e por navegação 2,7 dias.

Aeroporto

6) A posição geográfica de Natal foi classificada como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo” pelo Departamento de Guerrra dos EUA. Em 1942, época da Segunda Guerra Mundial, a posição geográfica de Natal foi classificada como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo” pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com Suez, Gibraltar e Bósforo. Na época as praias de Natal eram freqüentadas somente por pescadores e a população ribeirinha. Os militares americanos tornaram algumas praias famosas, como a Praia dos Artistas, que recebeu esse nome por causa das muitas personalidades que eram vistas no lugar.

Segunda

7) O coqueiro foi usado como soro, durante a Segunda Guerra Mundial, por soldados brasileiros e americanos. O coqueiro, árvore constante nas praias de Natal, foi usado na Segunda Guerra Mundial, fornecendo soro, porque a água de coco é rica em proteínas, sais minerais e vitaminas.

Coco

8) Natal é a “Capital Mundial do Buggy”. A cidade possui a maior frota de buggys do Brasil e do mundo. Passeios maravilhosos de buggy (com ou sem emoção) por dunas, praias e lagoas são uma das maiores atrações turísticas de Natal.

Natal das emoções

9) O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil. Parque Estadual Dunas do Natal ”Jornalista Luiz Maria Alves”  possui uma área de 1.172 hectares. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

Parque das Dunas

10) Natal é a “Terra do Camarão”. Além das inúmeras belezas da “Noiva do Sol”, os visitantes de Natal saboreiam uma grande e rica variedade gastronômica. Aos apreciadores do camarão, a cidade possui uma ampla variedade de pratos de dar água na boca de qualquer pessoa. Camarão ao alho e óleo, aos quatro queijos, camarão na moranga (abóbora), ao catupiry, ao molho de ervas, misturado com tiras de carne de sol (chamado camarão aos fios de sol), entre outros.

Camarão na moranga

11) Natal é a Terra do escritor e Professor Luis Câmara Cascudo (1898-1986) . O autor de celebre frase: “O melhor do Brasil é o brasileiro.” – considerado um dos maiores folcloristas nacionais:

Camara

Anúncios

38 pensamentos sobre “11 Curiosidades de Natal (RN) que poucos sabem

  1. Não há nada que negue que o aviador-escritor francês Saint-Exupéry tenha conhecido Natal.

    Ele costumava levar correio da Europa para a Argentina e sempre parava no Brasil.

    Florianópolis, em Santa Catarina, era lugar de passagem dele.

  2. Por isso que eu sempre falo, que Natal é abençoado.Tenho certeza que das belezas do céu ,Deus deixou uma fonte em Natal R.N.

    • Por isso que eu sempre falo, que Natal é abençoada.
      Tenho certeza que das belezas do céu ,Deus deixou uma fonte em Natal R.N.

  3. Isso só poderia ser na minha terra amada e querida. Parabéns Rio Grande Do Norte.
    Isso sem contar Ceara Mirim Que também tem sua história.

  4. Nos arquivos da Marinha de Natal, existe um documento que consta o aparecimento de uma cobra logo após o fim da segunda guerra mundial, que em um acampamento, teria devorado 16 soldados, em uma única noite. Essa cobra teria sido morta pela guarnição da Mrinha de Natal. ( Segundo o escritou do Livro Nas Fronteiras do desconhecido. SÉRGIO RUSSO.

  5. Natal não é somente esse passado, é um verdadeiro espetáculo para se viver agora.
    Parabéns pelas referências anotadas e nunca se esqueça do privilégio que é conviver com a linda cidade de Natal.

  6. eu tambem tenho o maior orgulho em ser dessa cidade abencoada por deus muitos dizem ser orio de janeiro mas podes ver ..natal e tudo de bom tirando essa governadora tudo fica as mil maravilhas ..amo morar e ser filha dessa terra iluminada pr deus

  7. Não tive o prazer de conhecer este importante estado brasileiro. Da capital Natal só ouço boas referências. Espero em breve conhecer este paraíso. Como ponto geográfico estratégico já sabia. As 11 curiosidades trazidas pelo meu amigo, Dr. Rivaldo vou divulgá-las; muito interessantes. Silvério Cerqueira de Belo Horizonte….

  8. Sim, Natal tem muita coisa importante que não é conhecida por seus habitantes. Bom seria que houvesse um programa sistemático sobre fatos da história da cidade e o que cada um desses eventos representou para o natalense na época em que ocorreu

  9. Natal, é muito mais…é sol, é vida, é calor humano. Natal é linda…é a cidade dos meus encantos, dos meus amores . Ouvindo a canção ” Praieira” temos a dimensão do que é
    Natal e o que significa para os natalenses natos ou adotivos. Sou adotiva. Minha terra
    amada e sem igual é Santana do Matos que, na sua singeleza, nos acolhe sob as
    bènçãos de Senhora Sant’Ana.

  10. Sou Natalense moro em outro Estado há quarenta anos devido há razões profissionais, mas de seis em seis meses visito minha querida Natal e acompanho seu progresso. Penso em terminar meus dias de vida no Rio Grande do Norte. Paulo Dantas Saldanha – Escritor

  11. Fiquei triste pelo fechamento do Aeroporto Augusto Severo,tenho muitas recordações boas de quando passava por ele,realmente é uma pena apesar de que o novo Aeroporto seja muito bonito mas a o antigo faz parte da minha vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s