10 dicas nutricionais para você curtir melhor o verão

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Final de semana chegando. Para quem mora em Natal ou está aqui a passeio a vibe é a de curtir as belas praias espalhadas de norte a sul do litoral norte-riograndense. Mas para continuar na animação e desfrutar adequadamente a brisa do mar e esse solzão de verão, a atenção com os alimentos consumidos por nós deve ser redobrada. A estação pede esse cuidado a mais e comidas leves e nutritivas devem fazer parte do cardápio diário. Por que isso? Pelo simples fato de que com o aumento dos termômetros nesse período ocorre um aumento da temperatura corporal e da transpiração e isso provoca uma maior perda de líquidos e minerais. Portanto, preste atenção nas dicas abaixo para aproveitar melhor seu verão!

DICAS:

  • Evite consumir alimentos muito gordurosos, como feijoada, carnes gordas e frituras, pois eles dificultam a digestão e podem provocar mal estar;
  • Frutas avermelhadas (melancia, amora, uva, ameixa, mamão e tomate): ricas em betacaroteno e licopeno, protegem a pele e ainda garantem um bronzeado mais bonito e uniforme. Use o tomate em molhos, as frutas para o preparo de sucos ou como opções de lanches entre as refeições.
  • Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite a maionese e os molhos prontos, preferindo o azeite, limão, vinagre e os molhos à base de mostarda e iogurte.
  • Aumentar o consumo de vegetais (cenoura e beterraba, por exemplo, são ricas em betacaroteno e, além de prevenir o envelhecimento da pele, ajudam no bronzeado).
  • Dê preferência às carnes magras (peixes e aves), que devem ser grelhadas ou cozidas;
  • Peixes: contêm Ômega 3, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Ajuda a diminuir a vermelhidão causada pela exposição ao sol. A sardinha pode ser uma boa opção no verão.
  • Cacau: rico em flavonóides protege a pele do sol e evita manchas. Pode ser usado salpicado sobre a salada de fruta ou em iogurtes.
  • Chá verde: contém polifenóis, que protege a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
  • Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes; à base de água e polpa de frutas.
  • Usar sempre roupas leves e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.

 (Dicas da nutricionista Lizandra Laís Rufino)

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(Infográfico: http://www.programaavante.com.br)

 

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