História da Cidade do Natal entra em cartaz no Memorial Câmara Cascudo

O Memorial Câmara Cascudo, na Cidade Alta, em Natal, RN, está prestes a se transformar em um importante instrumento de armazenamento e exposição de peças que revelam a trajetória de Natal na linha do tempo da história do Brasil e do Mundo. O grande passo é a instalação da exposição permanente História da Cidade do Natal, idealizada pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e organizada pelo historiador Eduardo Alexandre Garcia, que será aberta ao público nesta quinta-feira, 24 de julho, a partir 9h.

noticia_113412

A iniciativa consiste em um passeio entre os corredores históricos e galerias do Memorial, guiado pelo próprio Câmara Cascudo, através de recortes da sua obra literária. O visitante deverá viajar ao longo de mais de 500 anos de história, desde a chegada dos portugueses às nossas terras, os índios potiguares, o domínio holandês, a fundação de Natal, seus períodos áureos e conflituosos, o papel da cidade na 2ª Guerra Mundial, até chegar aos dias de hoje. O roteiro é baseado principalmente no livro História da Cidade do Natal, de Câmara Cascudo, uma das obras mais importantes já escritas sobre Natal.

A mostra é composta por grandes painéis, bonecos em tamanho real de personagens ilustres e heróis da história da cidade, artefatos, livros, miniaturas, além de uma diversidade de objetos museológicos. Em cada trecho da exposição, painéis estampam textos de Câmara Cascudo, mapas, cartas náuticas, pinturas, fotografias, tudo em busca de se aproximar do visitante e despertar nele o interesse e valorização pela história de Natal e pela obra de Cascudo.

Ainda que permanentemente instalada no Memorial, a exposição deverá estar em constante transformação, ficando aberta à inclusão de novos itens, sugestões dos visitantes, atividades culturais e novas abordagens. Além da importância histórica, o projeto também tem caráter educativo, configurando-se como um excelente programa escolar.

camara cascudo

 

Fonte: assessoria de imprensa Secretaria Extraordinária de Cultura
Fundação José Augusto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s