Com programação ampliada, o Festival Literário de Natal (FLiN) começa nesta quinta-feira (6)

FLIN

Com programação ampliada, o Festival Literário de Natal (FLiN) começa nesta quinta-feira (6) fazendo as honras do “Natal em Natal”. Muito embora o Parque da Cidade tenha sido anunciado como novo destino do evento, a Tenda dos Escritores volta a ser armada na Praça Augusto Severo, no bairro histórico da Ribeira, que recebe até o próximo sábado (8) nomes como Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Jorge Mautner, Mário Magalhães e Francisco Bosco.

Ampliando seu alcance para o viés educacional, o FLiN conta com a participação direta de estudantes da rede municipal de ensino e também chega ao Colégio Salesiano São José, onde funcionará o “Espaço do Professor Leitor”, no auditório da instituição. O local vai realizar uma programação paralela ao FLiN com recitações de poemas e demais rodas de conversa com autores convidados, com a mediação do Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide).

Quem abre a programação por lá nesta quinta-feira, às 14h, é a pequena Vívian Silva Araújo, de apenas 3 anos de idade recitando o poema “O Sonho Maluco”, do livro “O Reino dos Bichos”, de José Acaci. Logo em seguida, o auditório recebe a escritora mineira Ana Elisa Ribeiro para um bate papo sobre as questões da leitura, produção de textos e produção editorial, tema que permeia todas as crônicas publicadas em seu livro “Meus segredos com Capitu”, lançado pela editora potiguar Jovens Escribas, no ano passado.

Enquanto isso, no principal espaço do FLiN, a Tenda dos Escritores, o contista romancista, dramaturgo, documentarista e psicanalista cearense Ronaldo Correia de Brito, autor de “Galileia” (Prêmio São Paulo de Literatura2009), vai dialogar diretamente com estudantes da rede municipal de ensino em duas edições de seu Concerto Literatura, em evento programado para quinta e sexta-feira, sempre no mesmo horário, das 14h às 16h.

Em seu “Concerto Leitura”, o autor selecionou especialmente contos, poemas e crônicas que serão lidas ao vivo, com intervenções de música e canto tendo a participação do músico e compositor Tomás Brandão e banda. As narrativas incluem Luís da Câmara Cascudo (Contos tradicionais do Brasil/Edições de Ouro) e trechos da novela infanto-juvenil “O pavão misterioso” de sua autoria. Muito embora existam 200 vagas por dia reservadas às escolas municipais, as sessões são abertas ao público.

Ainda durante a tarde de quinta-feira, às 17h 30min, o espaço “Moacy Cirne”, outra novidade do evento este ano, recebe uma conversa que promete atrair todos os geeks e nerds de plantão, quando o editor Cledivan Jânio (Editora CJA) e os escritores Roniere Lopes e Rafael Marques subirem ao palco do local para falar sobre “Uma nova ficção: narrativas sobrenaturais potiguares”.

A conversa vai girar em torno dos livros “Encontro Paranormal”, no qual Rafael Marques traz uma atmosfera sufocante em meio ao desconhecido, baseado nos filmes de terror que sempre assistiu, e em “A queda – O livro da Prisão”, no qual Roniere Lopes conta uma historia envolvendo um submundo habitado por grupos de anjos rivais.

O espaço Moacy Cirne também vai funcionar com uma programação paralela ao FLiN, orquestrada pela editora Jovens Escribas. A tenda será armada na Praça Augusto Severo, ao lado da Tenda dos Escritores.

PROGRAMAÇÃO

(Mesas redondas na Tenda dos Escritores)

Quinta-feira (6)

19h30 | “Oscar Niemeyer: arquitetura e literatura, duas artes em diálogo” com Guilherme Wisnik e mediação de José Gaudêncio.

20h30 | “Poesia: do modernismo ao pós-tudo” com Arnaldo Antunes, Francisco Bosco e Antônio Cícero.

21h30 | “Literatura e Música” com Cid Campos e Ana Elisa Pinheiro

Sexta-feira (7)

19h30 | “A poesia viaja” com Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim e Humberto Hermenegildo.

20h30 | “Saga literária” com Adriana Calcanhotto e Cid Campos.

21h30 | Espetáculo lítero-musical “Outra Hora da Estrela – Uma homenagem a Clarice Lispector”.

Sábado (8)

19h30 | “Século XX: o Século de Ouro da poesia portuguesa e brasileira” com Gastão Cruz e Fernando Luís Sampaio (Autores/Portugal) e César Ferrario (ator).

20h30 | “Maringhella, o guerrilheiro que incendiou o mundo” com Mário Magalhães.

21h30 | “Mautner: do Kaos aos Caos” com Jorge Mutner e Bem Gil.

Fonte: Novo Jornal | Por: Henrique Arruda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s