As múltiplas possibilidades da poesia foram destaque na segunda noite do FLiN

980538daf744edfbbbd31ce42cfbd2b8

A poesia ganhou espaço na segunda noite de debates do FLiN. Os responsáveis por iniciar a “viagem” foram os poetas Eucanaã Ferraz e Francisco Alvim, com mediação do professor Humberto Hermenegildo.

Convidado pelo segundo ano consecutivo no Festival, Eucanaã lembrou-se da participação ao lado de Caetano Veloso em 2013. “E agora volto ao lado de Chico Alvim. O que é que eu quero mais da vida?”, brincou.

O poeta e professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro opinou ainda sobre o surgimento da internet, defendendo o sistema online como uma importante plataforma para a divulgação da nova safra de escritores.

“A gente deposita confiança demais nas escolas e no professor, mas a verdade é que a internet é um excelente exemplo de como a poesia atravessa lugares e chega nas pessoas. É um terreno muito descuidado, mas também não vejo problema nisso, o adolescente lê errado em um site, mas no outro encontra a versão correta”, defendeu.

Muito aplaudido, Francisco Alvim, o vencedor do Prêmio Jabuti em 1988, aproveitou a ocasião para ler algumas poesias de sua terra de origem, Minas Gerais, e responder também as perguntas do público. “A poesia mistura vozes, mistura o real com o imaginário, então tem um grau de complexidade muito forte, é por isso que a gente acaba se distanciando do público, porque a poesia exige um público diferenciado”, ponderou.

A SONORIZAÇÃO POÉTICA VISUAL

Preparando terreno para o encerramento musical do dia, os poetas João Batista de Moraes Neto (João da Rua), Carito Cavalcanti e Cid Campos subiram ao palco para conversar com a plateia sobre a “sonorização Poética-Visual”.

Relembrando os tempos da banda “Os Poetas Elétricos”, da qual fazia parte na década de 90, Carito reproduziu algumas faixas da época, explicando a diferença entre “poesia sonora” e “poesia musicada”, ambas produzidas pelo grupo que revolucionou a cena alternativa natalense.

“A gente sofreu bullying dos próprios poetas”, brincou Carito, enquanto Cid Campos citou o tropicalismo como uma das formas mais bem sucedidas na aproximação entre a poesia e a música.

“Como você transforma aquelas poucas palavras em música? Acho que esse sempre foi um grande desafio para qualquer compositor que se envolva nessa relação”, disse.

A noite foi encerrada com o espetáculo lítero-musical”Outra Hora da Estrela – Uma Homenagem a Clarice Lispector”, alternando poemas lidos por Eucanaã Ferraz, que também dirigiu o espetáculo, com músicas interpretadas por Jussara Silveira e banda.

PROGRAMAÇÃO SÁBADO (Último dia do FLiN 2014)

Saiba o que ainda vai rolar nessa noite de sábado no Festival Literário de Natal:

Tenda dos Escritores

Mesa 7 – 19h30
Tema: “Século XX: o Século de Ouro da poesia portuguesa e brasileira” – Com Gastão Cruz e Fernando Luís Sampaio (Autores/portugal) e César Ferrario (Ator). Os dois escritores e poetas portugueses, sendo Gastão Cruz também ligado ao teatro, baterão um papo com o ator César Ferrario.

Mesa 8 – 20h30
Tema: “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo” – Mário Magalhães (autor) e Vicente Serejo (jornalista e mediador) – A vida de Carlos Marighella (1911-69) foi tão frenética quanto surpreendente. Militante comunista desde a juventude, deputado federal constituinte e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar – a Ação Libertadora Nacional -, esse mulato de Salvador era também um profícuo poeta, homem irreverente e brincalhão.

Mesa 9 – 21h30
Mautner: do Kaos ao Caos
Com Jorge Mautner e Ben Gil – Bate-papo e concerto lítero-poético-filosófico com Jorge Mautner (RJ, 1941) e o músico Ben Gil. Autor da trilogia literária conhecida como “A Mitologia do Kaos” (Deus da chuva e da morte, Kaos, Narciso em tarde cinza), Mautner publicou várias obras e compôs grandes sucessos musicais, como O vampiro, Maracatu atômico, Lágrimas negras, Samba dos animas. Em 2002 lançou o CD “Eu Não Peço Desculpas”, em parceria com Caetano Veloso.

Fonte: natalemnatal2014.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s