Janaína Colorida Feito O Céu é uma das estreias do Cine Natal

Da universidade para as telonas, “Janaína Colorida Feito o Céu” foi um dos filmes contemplados no edital “Cine Natal 2013”, e que vai estrear na noite da próxima quinta-feira (27), durante o primeiro dia do festival “Cine Natal 2014”.

Com direção de Babi Baracho (23), o curta conta a história de uma garota que acorda em um banheiro público sem lembrar de nada a respeito sobre si mesma. A única coisa que lhe acompanha é uma bolsa e uma caneta preta.

“E então ela começa a se marcar, dando nome para cada parte do corpo para que isso lhe ajude de alguma forma a criar uma identidade”, completa a cineasta que estreia na direção de curta metragem ficcional.

A ideia do filme nasceu durante o ano passado, enquanto ela estava cursando Cinema na Universidade Potiguar (UnP), e tomando como objeto de estudo para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) os roteiros de adaptações cinematográfica.

Durante a pesquisa, Babi se interessou particularmente pelo conto “A um Passo”, da escritora Rosa Amanda Strausz, e resolveu apostar nele como o seu projeto experimental.

“Comecei a pesquisar vários contos e esse eu achei dentro de um livro chamado ‘30 Mulheres Que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira’. Me interessei bastante pela história e entrei em contato com a autora no Rio, ela me deu a autorização e então comecei a trabalhar no roteiro que sofreu 6 tratamentos até a filmagem”, explica, contando ainda que para se formar precisou filmar ao menos uma cena do curta metragem.

“O filme que vai estrear no Cine Natal é completamente diferente do que fiz na faculdade. Ali era um experimento, e no Cine Natal, a coisa foi bem profissional mesmo, dentro das nossas possibilidades de orçamento”, diferencia sobre o roteiro vencedor do edital Cine Natal 2013, que recebeu R$ 15 mil para ser filmado.

As filmagens de Janaína Colorida Feito o Céu foram realizadas entre fevereiro e março deste ano, logo após o Coletivo Caboré, do qual Babi faz parte, filmar “Três Vezes Maria”, também vencedor do edital Cine Natal 2013.

“Assim que terminamos a produção do Marias, começamos a pré produção de Janaína. Foram cinco dias de filmagem, envolvendo cerca de 30 profissionais, basicamente a mesma galera que se reuniu para gravar o Três Vezes Maria”, garante.

Muito embora a estreia oficial do filme aconteça no Cine Natal 2014, o curta já rodou alguns festivais no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e São Miguel do Gostoso (RN), em caráter de pré estreia, recebendo o prêmio de Melhor Fotografia no Cine Curtas Lapa (RJ) em outubro.

“Estamos muito ansiosos porque desde que entregamos os filmes prontos na Funcarte no dia 15 de julho, as pessoas começaram a perguntar quando poderiam assistir, e agora finalmente marcaram a data. Estou muito ansiosa”, conclui Babi.

Fonte: Natal em Natal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s