Projeto Vida No Trânsito realiza I Seminário Intersetorial em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Projeto Vida no Trânsito, realiza nesta quarta-feira 3, das 15 às 17, e na quinta-feira 4, das 8h ás 17h, o “I Seminário Intersetorial do Projeto Vida No Trânsito em Natal: Análise da Violência no Trânsito, Nacional e Local”, no Imirá Plaza Hotel, Via Costeira.

“A ideia é disseminar o Projeto Intersetorial Vida no Trânsito, analisando os avanços e desafios dos três anos da década de ação pela Segurança no Trânsito em nível de Brasil e o primeiro ano do Projeto no município do Natal”, destacou a chefe do Núcleo das Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dants) e Projeto Vida no Trânsito, Geane Benedito da Silva.

O seminário pretende, ainda, apresentar as ações educativas e projetos focados na segurança viária, visando à prevenção e à redução de acidentes no trânsito; discutir o sobre trânsito seguro e humanizado, fazendo refletir sobre o papel e a responsabilidade que cada um deve ter nesse processo; sensibilizar o público participante quanto à importância do cumprimento da legislação no processo de redução de acidentes de trânsito.

E, também, comparar os dados sobre os acidentes de trânsito, ocorridos em Natal, no primeiro trimestre dos anos de 2013 e 2014; identificar os fatores de risco e os grupos vulneráveis em Natal e refletir sobre as causas e fatores que envolvem um acidente de trânsito; e debater sobre medidas de prevenção, educação e punição.

O seminário tem como público alvo os técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Trânsito; professores e estudantes (escolas e universidades); motoristas profissionais; diretores e instrutores de autoescolas; parceiros do projeto; e representantes de entidades da sociedade civil.

O seminário tem a pareceria das instituições que compõem o Projeto Vida no Trânsito de Natal/RN; SEST/SENAT, Serviço Social da Indústria – SESI; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Serviço Social do Comércio – SESC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e ONG Trânsito Consciente, Correios, HONDA.

“Vida no Trânsito é um projeto que tem como principal objetivo reduzir a morbimortalidade por acidentes de trânsito e promover a saúde e a cultura de paz no trânsito”, esclareceu a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aline Bezerra.

A iniciativa subsidia os gestores da saúde no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio de qualificação das informações, planejamento integrado intersetorial, monitoramento, acompanhamento e avaliação das atividades, disse Aline Bezerra.

Fonte: Assecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s