Prefeitura entrega a população mais um espaço para prática da educação ambiental

A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) lança na próxima quinta-feira, 18 de dezembro, a primeira Ecoteca do Rio Grande do Norte. Uma edificação conceitual de 10,90m², feita com estrutura de madeira e material reciclado que abrigará um pequeno acervo de livros infantis. A Ecoteca está montada no Bosque das Mangueiras, que fica na Avenida Nascimento de Castro, em Lagoa Nova.

O equipamento é mais uma ferramenta para trabalhar a educação ambiental no município, como também conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento sustentável. “A Ecoteca é um protótipo com a intenção de mostrar conceitos de sustentabilidade tanto na construção quanto no acervo”, explica o arquiteto do Setor de Projetos da Semurb, Deberth Araújo.

Ele explica que o material utilizado na fabricação das chapas moduladas é de embalagens recicladas de caixas de leite. Para controlar e evitar desperdícios foram usadas chapas de múltiplos tamanhos na construção das paredes, enquanto que na cobertura foi usado material leve e reflexivo para não acumular muita radiação solar. A Ecoteca vai funcionar neste período de férias de segunda a sexta-feira pela manhã, das 8 às 11 horas.

Os visitantes vão receber um material explicativo contendo as medidas que foram tomadas para deixar a construção com características sustentáveis e que pode ser reproduzir em casa tais como pintar o telhado com uma cor clara para reduzir o calor da edificação, optar por portas e janelas amplas para proporcionar a entrada e saída de ventilação, sempre que for construir respeitar o clima da sua região, dentre outras.

Apoiaram o projeto a construtora Cyrela Plano e Plano, que patrocinou a iniciativa, a Tetra Pak, com a doação do material que compõe a estrutura, as telhas e as chapas, confeccionadas a partir das embalagens recicladas (caixa de leite), e a D’Paschoal com a doação de 210 livros infantis voltados a preservação do meio ambiente.

Fonte: Assecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s