Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador faz ação educativa nas praias de Natal

Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (VISAMT), deu início na última sexta-feira, na praia da Redinha, a uma campanha de prevenção às doenças de veiculação hídricas na orla marítima de Natal.

Durante a campanha, que se estenderá até o mês de março, serão distribuídos três mil frascos de hipoclorito de Sódio a 2,5% aos permissionários dos quiosques, bem como a população frequentadora das praias urbanas.

“A campanha tem por objetivo combater e prevenir as doenças causadas por alimentos e água contaminados, tendo em vista que o número de diarreias vem aumentando a cada ano”, disse Marcílio Pereira Xavier, chefe do Setor de VISAMT/SMS. No ano passado, foram registrados quatro mil casos em Natal.

“Nós entendemos que se a população realizasse a higienização de suas frutas e verduras antes do consumo, e aliado a isso, uma boa higienização das mãos antes das refeições e, ao usar o banheiro, esse número reduziria consideravelmente”, ressaltou Marcílio Xavier.

Os técnicos da VISAMT apresentam cinco passos para lavar bem frutas e verduras, diminuindo a quantidade de microrganismos:
1. Lavar os alimentos em água corrente, utilizando uma bucha ou escovinha para retirar a sujeira visível a olho nu;
2. Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com um litro de água e uma colher (sopa) de hipoclorito de sódio durante 20 minutos;
3. Lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de água sanitária ou hipoclorito
4. A quantidade de produto químico deve ser respeitada, porque o consumo regular deste tipo de substância pode prejudicar o aparelho digestório. O uso de produtos como alvejantes, cloro e tira-manchas é totalmente desaconselhado, e o uso de vinagre também porque ele não consegue eliminar algumas bactérias nocivas à saúde.
5. Consumir alimentos crus, que não sejam devidamente lavados, pode ser perigoso para a saúde devido à quantidade de micro-organismos nocivos, por isso, a lavagem correta dos alimentos diminui drasticamente as chances de contaminação por estas substâncias.

Fonte: Assecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s