Natal aparece entre as cidades mais procuradas para a Semana Santa

U656I33

Por Carolina Souza

Fonte: Jornal de Hoje

Natal sempre esteve entre os destinos turísticos mais procurados do Nordeste. Seja por suas belezas naturais, culinária e infraestrutura de serviços disponível, pessoas do mundo inteiro querem passar uns dias na capital do Rio Grande do Norte. O turismo, que movimenta a economia do Estado em diversos setores, ultimamente também vem fomentando o mercado de aluguel por temporada e lançando no mercado uma nova maneira de se hospedar.

O aluguel por temporada consiste na prática de locação de imóveis, facilitando a vida de quem quer viajar sem gastar muito dinheiro. A prática começou a criar força no Brasil em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, e começa a se difundir no resto do país através do surgimento de sites especializados em aluguel por temporada. O Voltem.com (www.voltem.com) realizou um estudo para descobrir quais são os destinos brasileiros mais procurados para aluguel de imóveis por temporada durante a Semana Santa e Natal está entre eles.

A capital potiguar aparece em 9º lugar entre as dez cidades mais procuradas. O levantamento aponta para uma preferência por destinos de praia, como a cidade do Rio de Janeiro (que lidera a lista), seguida pelo Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) e Baixada Santista (Praia Grande, Guarujá e Santos).

Na quarta posição do ranking ficou a Região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro, composta por Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo; seguida pelo Litoral Catarinense, onde os destaques são Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas. Fechando o ranking dos destinos mais procurados para aluguel de imóvel na Semana Santa está a cidade de Salvador-BA, a Região da Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí-RJ), Caldas Novas-GO (único destino sem praia da lista), Natal-RN e Porto Seguro-BA.

653I35I3

Dentre as vantagens de alugar um imóvel por curta temporada está a possibilidade de dividir o valor da estadia entre várias pessoas, ter uma maior privacidade, flexibilidade de horários para check-in e check out, permissão para cozinhar e até levar animais de estimação.  De acordo com a pesquisa do Voltem.com, pertencente ao grupo Hotel Urbano, as diárias para aluguel por temporada em Natal podem ser encontradas a um preço médio de R$ 250,00.

Uma das razões para o aquecimento desse mercado em Natal seria a grande quantidade de apartamentos e flats sem moradores. O bairro de Ponta Negra, por exemplo, que é cartão postal da cidade, já foi alvo de investidores estrangeiros que adquiriram imóveis como uma opção de segunda moradia, mas atualmente mantêm os imóveis fechados.

Empresário da rede de hotelaria, George Gosson, presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio RN, disse que essa atividade, até o momento, não implica em concorrência aos leitos disponíveis nos hotéis da Grande Natal. Segundo ele, a prática de aluguel é comum à atividade imobiliária e não choca com os demais serviços oferecidos pelos hotéis aos turistas.

“A atividade hoteleira se assemelha preponderantemente à atividade imobiliária. A grande diferença é que os hotéis oferecem prestação de serviços e, por isso, são regulamentados pelo Ministério do Turismo”, explicou.

“Acredito que há necessidade apenas de uma fiscalização maior nesses alugueis. Se alguma empresa aluga um imóvel e oferece qualquer tipo de serviço por ele, como limpeza ou recepção, por exemplo, ela estaria praticando uma atividade irregular. Aí sim seria uma concorrência desleal, pois os hotéis pagam inúmeros impostos e esses aluguéis não são uma atividade tributada”, enfatizou George Gosson.

Sobre a ocupação da rede hoteleira para a Semana Santa, Gosson garantiu que essa época está entre as mais fortes para o turismo potiguar. “Nos meus hotéis estamos trabalhando com uma perspectiva de ocupação de mais de 90%”, disse.

Fonte: O jornal de Hoje

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s