Natal adere oficialmente ao projeto “Pegada Ecológica”

A Prefeitura do Natal aderiu nesta terça-feira (31), ao projeto “Pegada Ecológica”, iniciativa encampada pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo em parceria com o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a WWF Brasil. O evento que aconteceu no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte contou com a participação do prefeito Carlos Eduardo, do titular da Semurb, Marcelo Rosado, além de representantes de várias entidades ligadas ao meio ambiente, comércio e serviços da cidade. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal recebeu das mãos de Cristiano Segan, coordenador do estudo, os índices obtidos pela pesquisa.

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Quanto maior a for a pegada ecológica, mais danos causados ao meio ambiente. O indicie da capital potiguar ficou em 1,9 hectares de planeta, medida utilizada para balizar o consumo da população. Esse número é 15% superior à média de consumo do cidadão brasileiro e 21% a mais do que a média de consumo do cidadão global. Com a identificação desse índice a administração municipal irá construir políticas públicas de incentivos para que o número da pegada ecológica de Natal se aproxime de 1.

A solenidade começou com uma apresentação dos jovens que compõe o projeto Amana, comandado pela Guarda Municipal de Natal, em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Urbanismo. Na sequência, Fabrício de Campos, diretor da empresa autora do estudo, fez uma palestra para falar sobre a importância da conscientização da população no que diz respeito a ações sustentáveis para preservar o meio ambiente.

Carlos Eduardo ficou muito feliz com a escolha de Natal sendo a única cidade do nordeste a receber o projeto e ficou ainda mais satisfeito com a realização dos debates no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. De acordo com o prefeito, o local cumpre o seu propósito de ser um grande palco de discussões envolvendo o meio ambiente e a preservação de ecossistemas.

Ao comentar o resultado dos estudos da Pegada Ecológica, Carlos Eduardo disse que a Prefeitura vai unir todos os esforços para contribuir com a diminuição desse índice como o investimento no sistema de transporte coletivo, além de ações de educação ambiental junto à população, adoção de medidas administrativas nos órgãos municipais como o consumo consciente da água, diminuição do uso de materiais descartáveis e tudo aquilo que pode prejudicar o meio ambiente. O chefe do executivo municipal revelou ainda que durante essa gestão a cidade ganhará a regulamentação de mais cinco zonas de processamento ambiental (ZPAs) e ainda haverá a revisão do plano diretor de Natal. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento do município aliado a qualidade de vida da população”.

Marcelo Rosado disse que recebeu o estudo com muita alegria, pois de posse de todos esses índices a administração tomará suas decisões para diminuir o impacto sobre o meio ambiente. O secretário da Semurb disse ainda que a capital potiguar reúne todas as condições para reverter esse índice de consumo desfavorável e se tornar uma cidade modelo e amiga da natureza. Ele convidou todos que tiverem interesse em conhecer qual é o índice da sua pegada ecológica a visitar o site www.wwf.org.br para fazer o estudo individual. “Com cada um conhecendo a sua pega ecológica fica mais fácil identificar onde está havendo desperdício e qual hábito devemos mudar para contribuir com a preservação do nosso planeta. Esse trabalho conjunto entre cidadãos e poder público é fundamental”.

Fonte: Assecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s