Prorrogadas inscrições de concurso literário e de desenho sobre violência doméstica

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) decidiu prorrogar as inscrições dos Concursos Literários Nísia Floresta (poesia) e Maria do Santíssimo (desenho/pintura), destinados aos alunos da rede pública de ensino municipal. Realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), os concursos têm como tema o combate à violência contra a mulher. O prazo para a entrega das poesias e dos desenhos, que se encerraria nesta terça-feira (31), ficou para o dia 10 de abril.

Podem participar os alunos com idade entre seis e 17 anos e os envelopes contendo os trabalhos devem ser entregues na secretaria da escola onde estudam ou na Casa dos Conselhos, na rua Trairi, 784, Petrópolis, Natal/RN, CEP: 59.020-150, no horário de 8h às 13h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através de formulários disponíveis no CMDM e na escola.

A iniciativa faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher – 08 de março –, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Tem como objetivo estimular a produção literária e o enfrentamento à violência doméstica, através do estímulo à pesquisa e da discussão sobre o assunto nas salas de aulas.

A premiação será entregue no dia 30 de abril. Os primeiros colocados dos dois concursos terão seus trabalhos publicados no blog do CMDM na página da Prefeitura do Município de Natal e receberão um tablet de 9,5 polegadas. Os alunos colocados em segundo lugar receberão um tablete de 7,5 polegadas.

Sobre violência doméstica
Segundo o Ministério da Saúde, há estimativas de que um quinto da população mundial feminina é vítima de alguma forma de violência doméstica. A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) em seu art. 5º aponta que violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, quando praticada no âmbito da unidade doméstica, da família ou em qualquer relação de afeto”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s