UBS Bela Vista realiza mais de 250 atendimentos nos quatro primeiros dias de funcionamento

image

Foto: Alex Regis

Depois de um ano e nove meses fechada para reforma e recuperação de sua estrutura a Unidade Básica de Saúde Bela Vista no bairro Igapó foi reaberta pela administração municipal na última sexta-feira (10). O posto começou a funcionar no inicio dessa semana e a população da comunidade já sentiu diferença, para melhor, nesse período. De segunda a quinta, 250 pacientes foram atendidos no local que dispõe de dois clínicos gerais, duas ginecologistas e enfermeira.

A UBS Bela Vista é uma unidade de demanda aberta e oferece os serviços de pré-natal, preventivo, CD (Acompanhamento e desenvolvimento de bebês), planejamento familiar, curativos, imunização, confecção do cartão SUS, regulação de exames, agendamento de consultas SISREG, acolhimento de pacientes com tuberculose e a previsão de abertura no segundo semestre de três gabinetes odontológicos.

O atendimento acontece de segunda a sexta das 7h30 as 16h00 e é dividido da seguinte forma: segunda e quinta distribuição de 40 fichas para atendimento na clínica médica; As terças-feiras os bebês são atendidos no CD; As ginecologistas atendem nas quintas (consultas e preventivo), sextas (Pré-Natal) e segundas (consultas, preventivo, coolposcopía).

O movimento na Unidade comprova que a população há muito tempo esperava pela reativação dos atendimentos. Sandra Pereira, 39 anos, moradora do bairro Nossa Senhora da Apresentação foi ao posto para se consultar com a ginecologista. Ela saiu do atendimento muito satisfeita e disse que agora tem a possibilidade de cuidar da saúde em um local mais próximo de casa. “Quando a UBS estava fechada tinha que ir a outras unidades mais distantes da minha casa. Tudo isso mudou agora e fiquei muito feliz. Com a facilidade do deslocamento serei mais assídua ao médico”, garantiu.

A equipe de trabalho da UBS tem um cuidado todo especial com os recém-nascidos e suas mães. Eles passam pelo atendimento conhecido como CD (Crescimento e desenvolvimento), onde são pesados, medidos, avaliados em todas as suas funções, o diâmetro do crânio é verificado e as mães são orientadas sobre os cuidados básicos com os bebês. Na próxima semana a unidade começará a fazer o teste do pezinho. A imunização para as crianças também será normalizada com a oferta das principais vacinas como as contra poliomielite, Pentavalente (difteria, tétano, influenza, hepatite B e coqueluche), dentre outras.

A estudante Cristiane Victória não escondia a alegria de ver a sua filha, Maria Isis, passando pelas mãos das profissionais de enfermagem da unidade. A mamãe de primeira viagem ficou atenta a todas as dicas da enfermeira e ficou contente ao verificar que a sua filha está se desenvolvendo normalmente. “É um sentimento de alívio ver que está tudo bem com a minha filha, além de tudo posso fazer esse acompanhamento perto da minha casa, já que sou moradora do bairro Igapó. A reabertura dessa unidade foi uma bênção para nós”.
 
O sofrimento pelo fechamento da UBS foi compartilhado também pelos funcionários. A diretora da unidade, Ednalva Melo, contou que recebeu reclamações de todos os lados, cobrando a reabertura do posto, mas agora a realidade é outra e todos agradecem o trabalho e o esforço do poder público municipal com a sensibilidade do prefeito Carlos Eduardo que entregaram para a população um equipamento de saúde de alta qualidade: “Foi um período de muita dificuldade, porém a confiança que depositamos nessa gestão foi recompensada com a entrega da nossa unidade
Fonte: Assecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s