Prefeitura atende mais de 58 mil pessoas durante a 39ª Edição do Justiça na Praça

Foto: Marco Polo

Mais de 58 mil pessoas passaram pelo Justiça na Praça no sábado (25), projeto do Tribunal de Justiça do RN, que contou com parceria da Prefeitura do Natal oferecendo uma série de serviços nas áreas de esporte e lazer, saúde, educação, mobilidade urbana, defesa do consumidor, trabalho e assistência social, serviços urbanos e defesa da mulher, limpeza, palestras educativas, cultura e arte, habitação e tributação e limpeza urbana.

O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância da parceria firmada com o TJRN, ainda em 2007, quando a Prefeitura do Natal passou a apoiar o Justiça na Praça para potencializar os importantes serviços postos à disposição da população de Natal. “O nosso compromisso é estar presente nesse tipo de ação porque entendemos que é desta forma que podemos melhorar a vida das pessoas e o grau de cidadania da nossa cidade do Natal”, disse o chefe do Executivo municipal.

A Secretaria de Saúde atendeu 2.374 pessoas durante o evento. Para se ter uma ideia, foram realizados 63 testes Índice de Massa Corporal (IMC), 191 teste de Glicemia Capilar, 75 testes rápido de HIV, 50 de sífilis, confecção de 75 cartões do SUS. Além disso, 192 pessoas verificaram a pressão arterial e 1.728 preservativos masculinos e femininos foram distribuídos.

A estrutura da Semtas contou com uma sala de atendimento no primeiro andar do prédio da Estácio, e com um espaço no pavilhão do estacionamento da faculdade, onde 16 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e técnicos de referência receberam mais de 200 cidadãos durante os dois turnos da ação. Também foi realizada a inclusão e a atualização no Sistema de Cadastro Único, palestras, oficinas e esclarecimentos sobre os serviços, programas e projetos desenvolvidos pela secretaria.
O Justiça na Praça foi mais uma oportunidade de promover a cidadania e conseguir captar pessoas que normalmente não tem tempo para procurar os serviços do Procon. A Unidade Móvel do Procon atendeu mais de 50 pessoas prestando esclarecimentos e orientações, além de atividades de educação para o consumo e uso consciente do crédito.

O estande da Secretaria de Educação contou com atividades de roda de leitura, exposição de cordel, pintura, modelagem, dobraduras, pescaria, jogos pedagógicos, apresentações culturais e exposição de vídeos dos programas e projetos. A programação foi totalmente voltada para as crianças, mas isso não impediu que os pais envolvessem nas atividades educativas e recreativas
A STTU, além das ações educativas e apresentações teatrais, disponibilizou uma equipe para atender a população que precisava dar entrada em recursos contra infrações de trânsitos e fazer cartões de estacionamento para idosos. Segundo a STTU, foram realizados cerca de 20 cartão de estacionamento.

A Semurb promoveu palestra sobre Licenciamento e Fiscalização Ambiental, além de atividades de educação ambiental.
A Urbana fez a distribuição de material gráfico educativo com noções sobre o descarte correto de resíduos e fornecerá orientação à população sobre os serviços oferecidos pela companhia e palestra. Equipes de garis ficaram à disposição do evento, realizando serviços de limpeza e conservação da área.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher disponibilizou a equipe do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser para prestar informações sobre o trabalho realizado junto ao público feminino em situação de violência doméstica e fazer encaminhamentos dos casos que venham a surgir no local.
A parte cultural do Justiça na Praça ficou a cargo da Secult com apresentações do tradicional Boi de Reis de Manoel Marinho, entre outras, e oficinas de artes.

Fonte: Assecom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s