Projeto de Lei que disciplina a área turística do bairro da Redinha foi apresentada ao Conplam

O Projeto de Lei da Zona Especial de Interesse Turístico (ZET-4), situado no bairro da Redinha, litoral norte de Natal, foi apresentado pela equipe de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na manhã desta terça-feira (7), ao Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (CONPLAM), no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
Depois de fazer o levantamento dos dados da região, de ir a campo e fazer dinâmicas com os moradores para entender e descobrir o que desejavam, a equipe de planejamento chegou a um diagnóstico urbanístico ambiental. “Traçamos cenários propositivos para a área, a análise cênico-paisagístico foi feita com simulações computacionais levando em consideração as Áreas de Proteção Permanente (APP) para só então, indicarmos o gabarito para a área e as diretrizes urbanísticas”, explica a Arquiteta e Urbanista da Semurb, Tamms Morais.

Segundo a Secretária Adjunta de Planejamento e Gestão Ambiental, Florésia Pessoa, com a proposta para construção do Centro Administrativo surgiu a preocupação de definir um gabarito, que não impactasse negativamente na paisagem. “Daí a proposta de cinco pavimentos” revela. Outra proposta é a criação de uma via longa, para desafogar a Avenida João Medeiros, respeitando as dunas, o meio ambiente, criação de espaços de equipamentos de cultura e lazer, condicionantes para instalação do Centro Administrativo Municipal, relata Florésia.

Ela explica que todo o material está disponível no site da Prefeitura para consulta pública. “As leis urbanísticas determinam o método participativo, que está se tornando uma tendência nas novas legislações, a nossa proposta deve ser avaliada pela sociedade. Também faremos uma audiência pública no âmbito do Concidade (Conselho da Cidade do Natal), que possui uma grande representatividade”, ressalta a secretária.

Ainda hoje a equipe irá fazer apresentação a partir das 14h, ao Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CONHABINS), na sede do Conselho Regional de Engenharia (CREA-RN), que poderá fazer sugestões e contribuir com o Projeto. “A expectativa é que eles contribuam, apontem, façam sugestões e melhorem a proposta, como aconteceu na reunião com o Conplam”, comenta a secretária.

Todas as informações sobre o Projeto, suas indicações – feitas com base nas necessidades e potencialidades da ZET-4 – podem ser consultadas AQUI. Na próxima sexta-feira, 10, a Secretaria fará uma consulta pública, no Clube Nana Banana, Rua José Aguinaldo, nº 306, bairro da Redinha, a partir das 10h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s