Prefeito realiza visita ao Forte dos Reis Magos visando inicio das obras de reforma

O prefeito Carlos Eduardo Alves acompanhado do ministro do turismo Henrique Eduardo Alves e do secretário municipal de turismo Fred Queiroz, visitou na tarde de ontem, quinta-feira (20), um dos principais cartões postais da cidade, o Forte dos Reis Magos. A visita faz parte das ações da prefeitura para realizar uma obra de restauração completa do espaço que atualmente está sobre o controle do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Prevista para custar cerca de 8 milhões de reais, a reforma que contará com recursos oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-Cidades Históricas) tem seu inicio previsto para o começo de 2016, mas segundo o Prefeito Carlos Eduardo Alves uma força tarefa já está sendo montada para que ainda este ano o forte comece a ser restaurado.

“Eu e o ministro estamos tentando correr contra o tempo para que ainda em 2015 estas obras sejam iniciadas. Este é um patrimônio que nunca poderia chegar ao estado que chegou. Agora vamos correr para que ele fique do jeito que merece. A população de Natal e os turistas merecem desfrutar do Forte dos Reis Magos com uma estrutura íntegra com acessibilidade, banheiros limpos e todo reformado”, enfatizou o chefe do executivo municipal.

Para o secretário municipal de turismo Fred Queiroz, outros encontros com o IPHAN que atualmente administra o Forte já aconteceram para que todo o processo que antecede o início das obras seja adiantado o mais rápido possível. “Tivemos uma reunião na semana passada com o direção do Instituto, hoje responsável pelo Forte, para termos informações sobre a obra e fomos informados que se os recursos forem liberados as obras começam ainda em dezembro com previsão de um ano”.

O secretário ainda lamentou a onda de boatos sobre o encerramento das visitas ao Forte. “Essa reunião também foi necessária para esclarecimentos após uma onda de boatos de que o Forte já estaria fechado. Coisa que não aconteceu. Agora vamos aguardar a liberação dos recursos para que a obra comece”, acrescentou.

Ao final da visita o Ministro do turismo Henrique Eduardo Alves agendou uma reunião na semana que vem com o prefeito para tratar dos recursos para a obra. “Já deixamos agendado para semana que vem em Brasília uma reunião onde tentaremos resolver os últimos detalhes para que ao ser apresentado o projeto de restauração no mês que vem todos os tramites já estejam encerrados para que a obra não atrase”.

Também estiveram presentes na visita o secretário municipal de governo, Jonny Costa, a superintendente do IPHAN, Andréia Costa, entre outras autoridades.

Fonte: Assecom.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s