#ViverNatal: Conheça os castelos no Rio Grande do Norte

Se você sonha em conhecer castelos, saiba que não é preciso viajar à Europa para conhecer essas construções majestosas. Muitos deles encontram-se em cidades do Rio Grande do Norte acesso e até mesmo em Natal/RN.

Em Sítio Novo, é possível conhecer o Castelo Zé dos Montes. A construção teve início na década de 60 por, acredite, um menino que apanhava lenha próximo ao Serrote dos Caboclos, em Pedro Avelino, quando apareceu a bela imagem de mulher vestida em uma roupa de tecido azulado transparente sobre o monte. De acordo com ele, era a Virgem Maria. Ela indicava na rocha estranhos desenhos que só poderiam ser decifrados pelo garoto de 11 anos. A mensagem deixada por ela foi de que a Deus dá-se o nome de rocha. E toda a sabedoria estava no monte. A história surreal não é reconhecida pela Igreja Católica, nem faz parte de ficção tirada dos livros. É contada pelo menino que viveu a fantástica experiência. Hoje, aos 67 anos, chama-se José Antônio Barreto. Na década de 60 passou a pregar no interior do Nordeste o poder das rochas e ganhou o apelido de Zé dos Montes.

O castelo da Serra da Tapuia, em Sítio Novo, a 118 km de Natal, encravado no agreste, chama atenção por suas inúmeras torres brancas contrastando com o cinza dos serrotes do lugar.Desafiando os arquitetos urbanos, ele teve a idéia de construir um castelo em meio as rochas. A capela, localizada no centro da construção, é a área de convergência de três grandes pedras. Numa delas, Zé dos Montes mandou esculpir um altar para homenagear Nossa Senhora. Na sala, munido de um inseparável cajado, prega para os romeiros ou visitantes. O cetro é lembrança de uma das suas inúmeras viagens que ele diz ter feito ao exterior. A entrada custa R$ 2.

 Imagem

Carnaúba dos Dantas, pequena cidade localizada na Região do Seridó, a 227 km da capital, está o Castelo Bivar, de arquitetura medieval francesa, que surpreende pelo inusitado e o Sítio Arqueológico, com pinturas rupestres e paisagens de tirar o fôlego. A obra começou a ser erguida no ano de 1984 e é a reprodução de um castelo renascentista francês, tendo sido o seu nome uma homenagem ao filme El Cid. Após assistir a produção, o proprietário José Ronilson Dantas se sentiu atraído pelo estilo medieval, o que resultou na construção do castelo.

Uma curiosidade é que suas dependências serviram como cenário para o filme “O Homem que Desafiou o Diabo”, de 2007. O Di Bivar encontra-se em uma propriedade particular e, portanto, para se visitar o castelo, é necessário reservar antecipadamente a visita.

  Imagem

Imagem

Na paisagem característica do sertão do Seridó ele se sobressai no alto de um conjunto formado por pequenos montes e grotas e cercado de cactos e arvoredos. É o Castelo de Engady, em Caicó, fruto do sonho de um religioso, que o considera a palavra da Fé entre pedras. O grande idealizador da obra é o padre Antenor Salvino de Araújo, que começou sua peleja em 1973, pensando em edificar uma casa de campo adequada à sua vida religiosa. Contudo, a edificação permanece fechada para visitação.

A estrutura do Castelo de Engady tem referências no estilo mouro-medieval, sendo composta de pátios, terraços, peitoris, balcões, guaritas, torres, ponte, escadas, poços, tanque, fortificações, ameias, salas, dormitórios, capela, vigias e muralhas. Sua decoração era baseada  em quadros de representação clássica, com emblemas, estandarte, espadas, lanças, carrancas, correntões, peças bíblicas e religiosas, objetos de boiadeiros e vestígios da vida bucólica. A iluminação era feita de archotes, de lampiões a querosene, de castiçais e velas, de lanternas, de toscos candelabros e de algumas lâmpadas em noite festiva. A palavra Engady é bíblica e significa “Lugar isento de maldade, fonte de cabritos, terra do bom vinho.”. Como o rochedo era o refúgio de cabras e bodes e se transformou num refúgio de um sacerdote que prega a bondade. O vinho será o brinde ao seu destino turístico.

  Imagem

Em Natal, no bairro mais badalado da cidade – Ponta Negra, está o Taverna Pub, que funciona como bar, albergue e pub. É construído no estilo medieval, desde a arquitetura, decoração até os uniformes dos atendentes. O espaço foi construído em 1997 por Renato de Lucca e tem como proposta ser um espaço diferente na cidade e atrações musicais para todos os gostos, passando pelo Rock, Pop Rock, Jazz, Reggae e festas particulares. 

Imagem Imagem

 

 

Em Natal, mais precisamente no bairro das Quintas, está a moradia de Zé dos Montes (O mesmo de Sítio Novo).

castelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s